Endereço: Rua Almirante Cóchrane, 280, Sala 402, Tijuca

Telefones: (21) 2567-4104 e (21) 99975-4764

Tratamentos

Conheça nossos tratamentos

É a L+ Clínica Odontológica oferecendo para você e sua família uma enorme variedade de tratamentos odontológicos.

Ortodontia
Disfunção de ATM
Clareamento
Implantes
Próteses
Restauração
Aplicação de fluor
Endodontia
Bruxismo
Cirurgia oral
Periodontia
Selante
Ortodontia

O tratamento com aparelhos dentais é recomendado às mais variadas pessoas, e em diferentes idades. O que causa o aparecimento de dentes desalinhados ou sobrepostos são incontáveis influências de hábitos e até mesmo heranças genéticas.

Aparelhos fixos: são eficientes e em casos de problemas dentários mais graves, corrigem o problema dependendo da colaboração do paciente, que por sua vez deve ter muito cuidado com a higiene. A escolha de qual tipo de aparelho é verificada caso a caso. Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas.

Aparelhos móveis: ao final do tratamento ortodôntico entramos numa fase muito importante, que é a fase de manutenção do tratamento. Na arcada superior normalmente optamos por um aparelho móvel, contenção removível, que irá manter o resultado final da ortodontia. Importante seguir as instruções e comparecer nas consultas de revisão. Crianças entre 5 e 6 anos de idade, já tem formação dental que permite ao ortodontista diagnosticar e planejar qual o melhor tratamento para que se faça uma primeira intervenção com aparelho ortodôntico.

Aparelhos estéticos: devido às exigências estéticas atuais muitos pacientes adultos têm procurado os consultórios em busca de um sorriso perfeito. Em cima disso, surgiram os aparelhos estéticos (compostos de cerâmica), sendo quase imperceptíveis imitando a cor dos dentes de cada paciente.

Disfunção de ATM

O maxilar (superior) e a mandíbula (inferior) são unidos por uma articulação chamada de temporomandibular, responsável por gerar movimentos para a frente, para trás e para os lados. Quando ocorre alguma disfunção na movimentação das arcadas, esta é chamada de D-ATM (disfunção temporomandibular). Um dos motivos dessa disfunção pode ser a ausência de dentes do fundo por um período prolongado, que acaba interferindo na normalidade da articulação.

Sintomas: dores de cabeça, de ouvido e dor acompanhada de pressão atrás dos olhos; estalo ao abrir ou fechar a boca com a sensação de que algo se "desencaixou"; dor em situações comuns, como bocejar, mastigar ou ao abrir muito a boca; mandíbulas que "travam" ou saem do lugar facilmente; músculos da mandíbula flácidos; mudança brusca no encaixe dos dentes superiores e inferiores.

Cada caso deve ser estudado para que o dentista possa fazer o tratamento mais adequado, como receitar remédios que amenizem a dor e o espasmo muscular como relaxante muscular, analgésicos ou anti-inflamatórios. Outra forma é a utilização de aparelho que é encaixado nos dentes e impede que a arcada superior e inferior entrem em atrito. Em casos mais graves, recomenda-se a intervenção cirúrgica para normalizar a articulação e eliminar o problema.

Clareamento

Clareamento a laser: é uma técnica inovadora que utiliza substâncias químicas ativadas pelo laser para remover manchas e pigmentações na superfície do dente. É preciso realizar entre duas e quatro sessões para se obter resultados satisfatórios. O processo é completamente indolor, não sendo necessária a aplicação de anestesia.

Clareamento com moldeiras: é realizado com finas moldeiras de silicone carregadas com o gel clareador que pode ser realizado durante o sono ou durante o dia. Inúmeros casos mostram que o procedimento caseiro para o clareamento dentário pode produzir os melhores resultados a longo prazo.

Clareamento interno: consiste em fazer um clareamento do dente por dentro. O processo do tratamento de canal pode manchar o dente devido aos materiais de obturação do canal, a presença de sangue na câmara pulpar e medicações utilizadas durante o tratamento. É importante você saber que o dente ou os dentes envolvidos podem não se tornarem perfeitamente brancos iguais aos outros, o clareamento interno é uma técnica imprevisível.

Implantes

São cilindros metálicos (titânio) instalados nos ossos maxilares com a finalidade de substituir raízes de dentes ausentes. Além de resolver efetivamente a questão estética, o implante funciona como dentes naturais, tanto na visibilidade como no aspecto mastigatório.

Para quem usa pontes móveis parciais, o implante pode ser usado para fazer uma prótese fixa, podendo ser utilizado ainda para pacientes que usam dentaduras. Nesse caso, o objetivo é melhorar a estabilidade da prótese.

Após a colocação dos implantes, a pessoa pode levar uma vida normal como as que têm dentes naturais, fora isso, é necessário manter uma boa higienização para não desenvolver doenças ao redor dos implantes.

Etapa cirúrgica: consiste na instalação dos implantes nos ossos maxilares. É indolor tanto no ato cirúrgico como no pós-operatório. Durante um período necessário de espera (6 meses), teremos a osteointegração (conexão rígida entre o tecido ósseo íntegro vivo e a superfície do implante), onde os implantes permanecem sepultos (dentro do osso) protegidos de cargas ou movimentações.

Etapa protética: consiste na elaboração da prótese sobre os implantes. A fixação desta prótese a implantes é feita por meio de parafusos, permitindo assim sua retirada para manutenção, a qual é feita pelo dentista. Este parafuso fica no interior do dente e é recoberto por resina da cor do dente.

Próteses

Dentadura: a perda de dentes pode ser causada por fatores como doenças bucais (gengivite, periodontite, etc) ou traumas. Quando ocorre a perda total, a solução tanto estética quanto de saúde é o uso de prótese total removível, mais conhecida como dentadura. Para sua confecção pode ser empregados acrílico ou porcelana.

Coroas dentárias: funcionam como uma "capa" para ser fixada em dente natural que tenha sofrido algum trauma (quebra). Esse tipo de procedimento recupera rapidamente a aparência natural do dente e devolve as funções mastigatórias e estéticas originais. Se não houver dente suficiente para a fixação da coroa dentária, ela deve ser suportada por pinos de titânio, que funcionam como raiz.

Ponte dentária: quando há alguma lacuna na arcada, a ponte dentária é uma boa solução para ocupar o espaço. Para a implantação da ponte dentária são utilizados dentes vizinhos que são preparados para que as pontes se encaixem. Os dentes naturais são desgastados até ficarem no formato ideal para receberem a ponte.

Próteses totais fixadas por implantes dentários: esta técnica utiliza implantes dentários para fixarem próteses totais, garantindo maior segurança na mastigação. A prótese total fixada por implantes dentários dá uma aparência natural e por ter a fixação mais reforçada pelos implantes, oferece total conforto e confiabilidade.

Prótese móvel: é um "equipamento" odontológico utilizado para substituir um grupo de dentes ou todos os dentes. Atualmente, existem dois tipos de prótese: parcial e total (dentadura) que devem ser recomendadas por um dentista especializado, após a avaliação bucal. É necessário fazer a adaptação durante algumas semanas para excluir qualquer possibilidade de desconforto na hora de falar e mastigar. O material irá variar de acordo com o tipo de prótese indicada pelo dentista, podendo ser fabricada com estruturas metálicas, acrílicas ou em plásticos e resinas especiais.

Próteses fixas em barras: formada por uma barra metálica que acompanha a curvatura da mandíbula. A dentadura é colocada sobre essa barra e estabilizada.

Próteses fixas em esferas: cada implante recebe uma esfera que fará o encaixe na dentadura, que é preparada para isso.

Facetas/Coroas de porcelana: as coroas cobrem totalmente os dentes danificados e restauram o seu tamanho e forma original. Elas podem ser feitas de metal, cerâmica ou uma combinação de ambos, mas para um resultado estético superior recomenda-se uma coroa inteiramente em porcelana.

Restauração

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. O dentista remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material de restauração, que podem ser ouro, porcelana, resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

Aplicação de fluor

Processo recomendado para crianças. A aplicação de flúor é uma técnica simples com a aplicação da substância com um pincel próprio e não há risco nenhum de a criança engoli-la.

Com a erupção do primeiro dente, já se deve iniciar esse cuidado, pois o flúor ajuda no amadurecimento dental. A aplicação de flúor deve ser repetida a cada seis meses, até os 3 anos de idade.

Endodontia

Especialidade odontológica popularmente conhecida como "tratamento de canal", responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente.

A endodontia também atua no tratamento clinicoterápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.

O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.

Bruxismo

É um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.

O bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).

O uso de um dispositivo personalizado para dormir é um dos tipos de tratamento. O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. Por isso, cada caso deve ser tratado com exclusividade.

Cirurgia oral

Especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face.

Trata desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alteração patológica momento em que o paciente não possui um suporte ósseo suficiente, os enxerto ósseos se fazem necessários. Extrações mal conduzidas, perda de dentes a muitos anos, periodontite, várias são as razões da reabsorção daquele osso do rebordo dentário.

A odontologia moderna consegue reverter isso com inúmeras técnicas seja com osso do próprio paciente, de banco de ossos ou com osso liofilizado granulado ou em bloco. A implantodontia está intimamente ligada à técnica de enxertos reabilitando mandíbulas e maxilas atróficas (como tumores), malformações estruturais e traumas dos ossos da face.

Periodontia

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento e inchaço.

Selante

Aplicação é feita para agir como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies cariarem-se.

Recomendado para todas as crianças e também jovens e adultos que apresentem riscos de cáries. O procedimento leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado.